12 dicas para manter a boa forma durante a gravidez

12 dicas para manter a boa forma durante a gravidez

Se você decidiu ter um bebê, o mais importante é que se importe muito com essa vida que vem por aí. De modo que tanto você quanto o bebê sejam saudáveis ​​no futuro. Por isso é essencial manter a boa forma durante a gravidez. Mulheres que recebem o cuidado adequado e tomam as decisões corretas têm grandes chances de ter bebês saudáveis.

Se você descobrir que está grávida, consulte um médico o mais rápido possível para começar a receber assistência pré-natal (cuidados de saúde durante a gravidez). Quanto mais cedo você começar a receber cuidados médicos, melhores as chances de que você e seu bebê mantenham a saúde.

Como manter um bom físico durante a gestação

Muitas jovens se preocupam com a aparência de seu corpo e temem ganhar peso durante a gravidez. Tanto você quanto seu bebê precisam de certos nutrientes para se desenvolverem bem. Se você comer uma variedade de alimentos saudáveis, beber bastante água, cortar alimentos de fast food com alto teor de gordura, você vai ajudar a si mesmo e seu bebê vai crescer saudável.

Para mnater a boa forma durante a gravidez é necessário organizar a alimentação e praticar exercícios físicos bem leves. Na gestação é normal ganhar peso, entre 8 a 12 Kg. Mas tem mulheres que ganham cerca de 20 Kg, por falta de controle do apetite. Quando a mulher engorda durante a gestação, ao ganhar o bebê pode adquirir algumas doenças, como o diabetes e problemas vasculares.

Por isso, para voltar a ter uma boa forma, primeiramente tenha uma alimentação nutritiva no decorrer da gravidez, sem a necessidade de realizar um regime. Uma dieta severa e restritiva pode prejudicar a sua saúde e a evolução do bebê.

As gestantes que seguem precisamente a orientação do médico e mantém uma alimentação moderada, podem ficar despreocupadas, pois conseguirão atingir a boa forma na fase de amamentação.

O que comer?

Na gestação e após esse período, prefira consumir muitas frutas para regular o intestino, legumes e verduras que sejam ricas em nutrientes importantes para a boa saúde. Você deve optar por cereais integrais ricos em ácido fólico, excelente para prevenção de problemas congênitos no feto.

Na gravidez há uma sobrecarga na coluna, faça alongamentos para melhorar o equilíbrio do corpo. Fazer exercício físico ajuda a melhorar o sono, a emagrecer e ficar com uma boa forma durante a gravidez. Não escolha atividades muito intensas.

12 dicas para manter a boa forma durante a gravidez

12 dicas para manter a boa forma durante a gravidez

  • Alimente-se de três em três horas, não pule refeições. Quando ficamos em jejum por muito tempo esgotando as reservas energéticas do nosso organismo, perdendo massa muscular, deixando acumular a gordura no abdômen. Problema que afeta muitas gestantes.
  • Prefira sempre os cereais integrais, porque eles contêm vitaminas do complexo B, que amenizam os enjôos na gravidez.
  • Para manter uma boa saúde óssea e melhorar a absorção de cálcio, é preciso beber leite e seus derivados no decorrer da gestação.
  • Para não desenvolver uma anemia na gravidez, coma carne e feijão, por serem ricos em ferro, são ideais para esse período.

 

  • Verduras com folhas verde-escuras ajudam na formação do tubo neural do feto, por possuírem uma considerada quantidade de ácido fólico.
  • É imprescindível na gestação, ingerir filé de peixe e carnes magras, isso porque contém proteínas nas doses exatas para nutrir o bebê e evitar que a sua pele perca a elasticidade.
  • Beba água em abundância para evitar inchaços na gravidez, o ideal é dois litros por dia. Além disso, é essencial diminuir a quantidade de sal nos alimentos para evitar problemas de hipertensão.
  • Coma devagar, para facilitar a digestão e evitar que você coma além do necessário.
  • Não consuma açúcar, prefira o uso de adoçante, 20 gotas por dia é o ideal.
  • Evite consumir carne gorda, frituras, hambúrgueres, doces e bebidas alcoólicas. Esses alimentos prejudicam seu organismo, fazendo com que você engorde.
  • Pratique atividades físicas, pode ser hidroginástica ou algum esporte para movimentar sua musculatura sem causar lesões para o bebê.
  • Não use nenhum medicamento para emagrecer.

Os desconfortos que podem tirar seu ânimo

A gravidez pode causar alguns efeitos colaterais desagradáveis. Entre esses aborrecimentos, incluem os seguintes:

  • Especialmente náuseas e vômitos, durante a gravidez;
  • Inchaço nas pernas e veias varicosas, além de traços na área em torno da abertura da vagina;
  • Hemorroidas, azia e prisão de ventre;
  • Dor nas costas, cansaço e dificuldade em adormecer.